domingo, 29 de abril de 2012

Importância do Portfolio

      Considerando o estudo do Portfolio um método recente de avaliação, podemos considera-lo como uma avaliação concreta e que possibilita a liberdade de criatividade e escrita. Onde o aluno não precisa se limitar ao que o professor pede, mas pode também construir.

         "Hernández (1998, p:100) define  portfolio como sendo um  continente de diferentes 
classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle 
de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.) 
que proporciona evidências do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e 
da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo."(Rodrigues, Maria Fernanda
 de C.C.C: 2009,p.1)

            A supervisão pedagógica no processo de construção do portfolio é muito importante, pois é este supervisor que ajudará na orientação e correção do portfolio. "Supervisão pedagógica, de acordo com Alarcão e Tavares  (1987, p:18),  define-se como o processo em que o supervisor, em princípio, mais experiente e mais informado, orienta o aluno no seu desenvolvimento humano e profissional. Mas também o supervisor da prática pedagógica se encontra ele próprio num processo de desenvolvimento e aprendizagem."



Esse link abaixo é um estudo intitulado  "Portfolio: Es t r a t é g i a  Fo r ma t i v a   e   d e  

Re f  l e  x ã  o n a  Fo  r  ma ç ã  o  In  i c  i a  l  e m  E  d  u c  a  ç  ã  o   d e   I  n f  â  n c  i a"

por Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia Rodrigues
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2113/1/22158_ulfp034796_tm.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário