Considerando o estudo do Portfolio um método recente de avaliação, podemos considera-lo como uma avaliação concreta e que possibilita a liberdade de criatividade e escrita. Onde o aluno não precisa se limitar ao que o professor pede, mas pode também construir.
"Hernández (1998, p:100) define portfolio como sendo um continente de diferentes
classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle
de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.)
que proporciona evidências do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e
da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo."(Rodrigues, Maria Fernanda
de C.C.C: 2009,p.1)
A supervisão pedagógica no processo de construção do portfolio é muito importante, pois é este supervisor que ajudará na orientação e correção do portfolio. "Supervisão pedagógica, de acordo com Alarcão e Tavares (1987, p:18), define-se como o processo em que o supervisor, em princípio, mais experiente e mais informado, orienta o aluno no seu desenvolvimento humano e profissional. Mas também o supervisor da prática pedagógica se encontra ele próprio num processo de desenvolvimento e aprendizagem."
A supervisão pedagógica no processo de construção do portfolio é muito importante, pois é este supervisor que ajudará na orientação e correção do portfolio. "Supervisão pedagógica, de acordo com Alarcão e Tavares (1987, p:18), define-se como o processo em que o supervisor, em princípio, mais experiente e mais informado, orienta o aluno no seu desenvolvimento humano e profissional. Mas também o supervisor da prática pedagógica se encontra ele próprio num processo de desenvolvimento e aprendizagem."
Esse link abaixo é um estudo intitulado "Portfolio: Es t r a t é g i a Fo r ma t i v a e d e
Re f l e x ã o n a Fo r ma ç ã o In i c i a l e m E d u c a ç ã o d e I n f â n c i a"
por Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia Rodrigues
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2113/1/22158_ulfp034796_tm.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário