domingo, 29 de abril de 2012

E.M. Barro Branco

"Se a sociedade sozinha não pode transformar a educação, tampouco sem ela a sociedade muda"
"Não Basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social."
 Paulo freire

            A E.M Barro Branco fez uma parceria com a FEBF, num projeto de pesquisa junto ao PINBA, que conta com patrocínio da FAPERJ. Com isso, tivemos a oportunidade de conhecer algumas atividades dessa escola. Eles trouxeram uma turma que fizeram um teatro sobre Cecília Meireles. Essa palestra faz parte do projeto da escola, e seu principal objetivo é divulgar a leitura.

Um pouco da história da escola...

A Escola Municipal Barro Branco foi inaugurada em 24 de agosto de 1987, como resultado da luta da Associação de Moradores para que a comunidade conseguisse a sua primeira escola pública.
O que devemos destacar é que o nome da escola não poderia deixar de ser o da comunidade, tendo em vista que a mesma contribuiu significativamente para essa referência de espaço público na localidade.

Inicialmente direcionamos o trabalho pedagógico aos familiares de alunos efetivamente matriculados na escola, como forma de possibilitar as condições concretas para a participação e acompanhamento destes, na vida escolar de nossos alunos e na construção da proposta pedagógica da escola.
Nos arquivos desta escola estão registrados, de forma muito clara, os pilares sobre os quais se assenta o trabalho que vem sendo desenvolvido: o estudo, a formação continuada, o trabalho coletivo e a gestão compartilhada.

A escola, pelo trabalho que realiza, vem sendo procurada por diversas instituições superiores de ensino, com a finalidade de funcionar como campo de pesquisas acerca de variadas temáticas de estudo, tanto para monografias, nos cursos de graduação, como para dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Acreditamos que a forma de gestão faça a diferença, pois, na direção compartilhada, os problemas, de qualquer ordem, são levados para o grupo. Há um esforço coletivo de buscar a integração do trabalho educativo, baseado no princípio de efetivar a escola em seu caráter verdadeiramente público.






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