segunda-feira, 30 de abril de 2012

Debate II - Fichamento

O PROCESSO DE  AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Contribuições de Vygotsky (MELLO, Suely Amaral)


-"a maior conquista que a educação pode permitir a formação e o desenvolvimento da inteligência e da personalidade das crianças." p.21

-"Atividades de expressão como desenho, pintura, a brincadeira de faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia e a própria fala. Essas atividades são, em geral, vistas na escola como improdutivas, mas na verdade, são essenciais para formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança, além de construírem as bases para a aquisição da escrita como um instrumento cultural complexo." p.22

-"Queremos o desenvolvimento harmonioso da personalidade infantil, o que nas palavras de Gramsci significava formar cada uma das nossas crianças para ser um dirigente." p.23

-"O autor critica o fato de que às crianças "ensinamos a traçar as letras e a formar as palavras com elas, mas não ensinamos a linguagem escrita".(VYGOTSKY, 1995, P.183)" p.23

-"A escrita é um simbolismo de  segundo grau, uma vez que "se forma por um sistema de signos que identificam convencionalmente os sons e palavras da linguagem oral que são, por sua vez, signos de objetos e relações reais"(idem, p.184)"."p.24

-"Para Vygotsky, aquisição da escrita resulta de um longo processo de desenvolvimento das funções superiores do comportamento infantil que o autor chama de pré-história da linguagem escrita. Essa história - que é, na verdade, a história das formas de expressão da criança - é constituída por ligações em geral não perceptíveis à simples observação e começa com a escrito no ar, com o gesto da criança ao qual nós, adultos, atribuímos um significado." p.24

-"O problema é que, ao tornar o processo mais simples buscando ensinar primeiro as letras para então chegar aos processos de comunicação e expressão, se perdeu de vista a função social da escrita, ou seja, o fim mesmo para o qual a escrita foi criada." p.26

-"As letras e as sílabas constituem apenas o aspecto técnico da escrita, mas não constituem a sua essência Depois de tanto tempo gasto com o treino da escrita, percebemos que isso não serviu para avançar o desenvolvimento cultural da criança. Nem poderia, pois, como diria Vygotsky, lhe ensinaram as letras, as sílabas e as palavras, mas não a linguagem escrita, que é muito mais complexa e envolve muito mais do que o aspecto técnico representado pela correspondência entre sons e letras" p.29

-"Ao controlar o "querer fazer" ante  o "poder fazer" delimitado pelo papel assumido, a criança exercita  o aprendizado do controle da conduta e o domínio da vontade." "Tais atitudes e capacidades formam  as bases  necessárias  para a apropriação da escrita." p.32

-"Pesquisas têm demonstrado que, em condições adequadas de vida  e de educação, as crianças desenvolvem intensamente - desde bem pequenas - diferentes capacidades práticas, intelectuais e artísticas No entanto, isso não deve levar a pensar que se pode abreviar a infância para apressar o desenvolvimento  da inteligência e da personalidade. Em cada idade  da vida há uma forma explícita da relação do ser humano com o mundo e é essa forma  por meio da qual o sujeito mais aprende." p.34

-"Se entendermos o conceito de letramento (...) não como sinônimo  de aprendizagem de letras, sílabas ou palavras, mas como compreensão da função social da escrita que possibilite sua utilização não como uma técnica, mas como um instrumento da cultura que permite a comunicação e o registro da expressão e do conhecimento." p. 36





Um comentário:

  1. Nesta postagem, você apenas retirou trechos do texto. Onde estão suas reflexões sobre o texto? Onde estão as relações entre teoria e prática?

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