GRUPO I: Cláudia Viana, Jéssica Vasconcellos, Ana
Letícia, Priscilla Soares, Sanla Costa
e Vanessa Correa
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
Livro escolhido: Projeto Prosa/ Língua Portuguesa
Ano de escolaridade: 2º ano
Autoras: Angélica Prado e Cristina Hulle
Analisando o sumário é possível
verificar o compromisso das autoras em trabalharem gêneros textuais enfocando
os quatro eixos da língua materna. O sumário está dividido em oito
unidades e dentro destas unidades há um divisão de seções , que trabalham de
forma focada cada eixo da língua materna. A estrutura deste sumário é muito boa
e atende aos objetivos para o trabalho de Língua Portuguesa no 2º ano de
escolaridade. Contextualizando a avaliação deste livro didático com o texto de
Débora Amorim que aborda as propostas didáticas para as séries iniciais do
ensino fundamental sob o ponto de vista de outros autores é possível verificar
que a estrutura pedagógica foi bem pesquisada e elaborada, levando em
consideração as concepções de linguagem dentro da perspectiva
sócio-interacionista (TRAVAGLIA). Ressaltamos que o livro abordando diferentes
gêneros textuais confirma o que MARCUSCHI diz sobre as semelhanças entre as
modalidades discursivas e é o que vemos
na primeira unidade do livro onde se
trabalha o gênero bilhete e depois se estabelece uma análise entre o que é
bilhete e carta. A partir desta primeira unidade seguem os gêneros textuais das
unidades seguintes classificados, fábulas, histórias em quadrinhos, poemas,
lendas , receitas culinárias a apresentação de todos estes gêneros acontece
através de textos variados e confrontados com entrevistas, notícias de jornais
e produções de outras crianças. Embora o conteúdo seja adequado, variado,
organizado de acordo com os eixos encontrados no PCN de Língua Portuguesa é
pobre em ilustração. As unidades poderiam apresentar mais graciosidade na
apresentação dos gêneros , creio que a ilustração do livro esteja aquém da
proposta pedagógica trabalhada e isso pode significar em algumas situações um
desinteresse da criança, que no 2º ano de escolaridade é muito visual e precisa
de pontos atrativos para terem sua atenção despertada. Os exercícios propostos também
não possuem uma diversidade necessária para que o aluno possa esgotar o
entendimento do conteúdo proposto. Apesar destas considerações, saliento que
nada impede que o professor possa preencher as lacunas que faltam , o que de
fato é muito importante, pois dará ao mesmo a segurança e a percepção
necessária para o trabalho proposto. Abaixo segue uma avaliação das seções do
livro e os eixos da Língua materna.
A
LINGUAGEM ORAL é evidenciada dentro das seções imagem e contexto, conversa vai, conversa vem... e convivência. Nelas
a prática da oralidade tem como objetivo estimular o aluno a trabalhar em
grupo, respeitando diferentes pontos de vista e normas de convivência. Nesta
troca de ponto de vista, são contemplados relatos de experiências
particulares, análises de textos que
explorem sócio-históricos e culturais , com o objetivo de promover valores. Na
seção convivência, depois do
trabalho realizado em toda unidade vemos a discussão do assunto abordada pelos
colegas e mediada pelo professor.
A PRÁTICA DE LEITURA é oferecida ao aluno na diversidade de textos
que contemplam vários gêneros textuais. Esta diversidade textual é uma
estratégia eficiente para prática da leitura e o livro trabalha a leitura
individual, silenciosa e oral. O livro estimula o papel do mediador, dando
sugestões de questionamentos e intervenções.
A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL está bem caracterizada nas seções GENTE QUE FAZ e RAIO X DA ESCRITA , ambas estimulam a competência escritora
trabalhando as etapas deste eixo. Planejamento,
textualização e revisão. Na seção GENTE
QUE FAZ o aluno produz textos escritos, tendo em vista a pluralidade e a
estrutura de gêneros textuais do cotidiano, textos jornalísticos ,literários e
outros.
A PRÁTICA DE ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA é constante ,
nas seções PALAVRA PUXA PALAVRA e SOPA
DE LETRINHAS e refletem o uso da
língua nas diversas atividades propostas , segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais, os estudos gramaticais são conduzidos de formar a levar o aluno a
construir um sentido, partindo sempre do texto trabalhado e garantindo a progressiva aquisição de recursos que ampliam sua
competência leitora e escritora. Sendo incentivado constantemente a refletir e
dominar o sistema de escrita , a observar as regras ortográficas e de
paragrafação, a pontuação , o discurso , a regência , a concordância e outros
aspectos metalinguísticos.
OBJETIVOS GERAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Segundo os PCNS)
·
Ser leitor, compartilhando diferentes práticas
culturais, orais e escrita.
·
Adequar seus discursos a diferentes situações de
comunicação
·
Produzir diferentes textos, de acordo com
gêneros adequados as situações.
·
Ler diferentes textos , adequando a diferentes
propósitos.
PLANO
DE AULA I
TEMA: Samba Acadêmicos do Grande Rio- Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa... Contra
injustiça em defesa do Rio
JUSTIFICATIVA: Mostrar o Samba, hoje tido como a maior expressão
da música popular brasileira, possuindo uma letra e um poder que revelam marcas
de nossa realidade.
OBJETIVO:
-Apreciação musical;
-Ampliação do vocabulário;
-Perceber a estrutura e elementos que
compõem a música.
SEQUENCIA DIDÁTICA:
-Escrever no quadro a letra do samba
-Levar um rádio e deixá-los ouvir a
música
-Propor que as crianças ouçam a letra
da música em forma de poema e observem as palavras que já conhecem e as que não
conhecem pensar no significado;
Discutir com as crianças sobre as
características do texto: seus elementos;
A compreensão da letra é fácil ou não?
A letra é longa ou curta?
Expressa algum sentimento, ou conta
alguma história?
Seu ritmo é lento ou acelerado?
Que instrumentos são usados em sua
composição?
Qual é o seu refrão?
O seu tema traz alguma mensagem?
-Pedir às crianças que registrem todas
as observações que foram comentadas.
-Uso de trechos da musica para pensar
em sua significação: o que é o ouro negro?
De onde ele vem? Quais os efeitos dele
na nossa cidade? Para que ele serve?
Avaliação: As respostas que as crianças fazem, a participação e interesse pelo
assunto, demonstração das competências de reflexão e interpretação do que foi
exposto na conversa e no registro.
PLANO
DE AULA II
TEMA: Samba Acadêmicos do Grande Rio- Amo o Rio e
vou à luta: Ouro negro sem disputa... Contra injustiça em defesa do RioJUSTIFICATIVA: Essa atividade faz parte do eixo análise e reflexão sobre a Língua. Esse tipo de atividade irá ampliar as competências leitora e escrita dos alunos.
OBJETIVO:
*Ler as palavras e identificar as letras que aparecem depois do M e N em final de sílaba.
*Reconhecer que a letra M aparece antes de P ou B e aplicar esse conhecimento à escrita.
*Completar palavras aplicando as descobertas a respeito do uso da letra M ou N.
*Perceber palavras com grafias erradas e corrigi-las
SEQUENCIA DIDÁTICA:
Atividades na folhinha – Sopa de Letrinhas
Ouvir e cantar o samba enredo da Grande Rio
AVALIAÇÃO:
ANEXO das atividades
1) Leia as palavras do
quadro abaixo
Profundo – fundo –
alimentar – reciclando
Mundo – vender – lindo – segurança
·
Circule
as letras que vem logo depois de cada N. Observe as letras que aparecem depois dele.
2) Observe
essas palavras
Impulsionar – samba –
tempo
Completo – também –
campeã
a) Pinte a letra que
aparece logo depois de cada M.
b) Quais foram as
letras que você pintou?
3) Complete
as palavras com M ou N:
Ba___deira fu___do ma___cha
i___justiça e___feite co___tra
ca___peã ca___tar li___par
alime___to sa___ba le___bra___ça
te___peratura e___redo
*Que letra você usou
antes do P e do B?
___________________________________________________
4) Complete
as palavras com as sílabas do quadro:
Lem – men – ran – clan
reci____do _____brança
____sagem segu_____ça
5) Ao
copiar um trecho do samba enredo dos Acadêmicos do Grande Rio, alguém errou a
escrita de duas palavras. Descubram quais são elas e circulem-nas
Hoje vou
mergulhar profundo
Tem lá no fumdo
do mar
Ouro pra
alimentar o mundo
Que faz crescer,
inpulsionar
a)
Por
que essas palavras estão erradas ?
________________________________________________________________
b)
Como
você pode evitar o erro na escrita dessas palavras?
________________________________________________________________
6) Escreva
corretamente as palavras que você circulou na atividade anterior.
________________________________________________________________
PLANO
DE AULA III
Analise
e reflexão da língua
Palavra
puxa palavra
“De forma leve e agradável você constrói seu
conhecimento dos usos da língua e reflete sobre a gramatica.”
Serão trabalhados textos em forma de:
- Bilhetes – Alfabeto, vogais e consoantes
- Classificados – Ordem alfabética, letras iniciais
e finais
- Fabula – Ponto de interrogação, ponto de
exclamação e ponto final
- Historia em quadrinho – Ponto de exclamação e
ponto de interrogação
- Poema – Substantivos próprios e comuns
- Lenda – Sinônimos e antônimos
- Textos instrucionais – Singular e plural
- Carta – Adjetivos
Com o tema Carnaval
será trabalhado não só o samba
da Escola Grande Rio, mas também os nomes das fantasias, dos carros alegóricos,
das alegorias em si e a historia que envolve o samba todo. Assim todos os tipos
de textos citados acima poderão ser trabalhados.
Exemplo:
No dia em que será trabalhado o Poema pode-se usar a
letra do samba, onde a criança identificará substantivos próprios e comuns.
Um substantivo que nomeia um ser específico, lhe
dando nome próprio e o diferenciando dos demais seres de sua espécie, é um substantivo próprio, este tipo de
substantivo sempre é começado com letra maiúscula. Substantivos que não sejam
próprios são classificados como substantivos
comuns.
“Vem! vem! comigo cantar
Hoje vou mergulhar profundo
Tem lá no fundo do mar
Ouro pra alimentar o mundo
Que faz crescer, impulsionar
O conhecer, multiplicar
Tão lindo pela própria natureza
Meu Rio
vai gerar tanta riqueza
Mas tem que ser assim
Bom pra você, bom pra mim...”
mar, mundo, natureza e riqueza –
Substantivos comuns
Rio – Substantivo próprio
PLANO
DE AULA IV
Conversa
vai, conversa vem...
Linguagem
oral: usos e formas
Vamos refletir sobre o
uso da língua falada em diferentes situações comunicativas, aprendendo a ouvir
e a se expressar de forma adequada.
Trabalhados
textos
·
E o Samba da grande rio.
·
Cartas que serão reescritas.
·
Poemas que serão reescritos.
·
Email, que serão escritos de diversas
formas.
Todos os textos serão
reescritos, sejam eles para o módulo formal da língua ou para o módulo
coloquial da mesma.
Objetivo: Fazer com que
as crianças entendam na prática as variadas formas de se comunicar e de se
expressar em diferentes situações.
Exemplo:
As crianças serão
incumbidas de escrever um recado para o amiginho na linguagem coloquial e da
forma culta da língua.
Avaliação:
O interesse, a
participação das crianças, o desenvolvimento das atividades realizadas, seu
entendimento ao todo, na leitura, escrita e interpretação.
PLANO DE AULA V
TEMA:
Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa... Contra injustiça em
defesa do Rio (Samba enredo 2013 da Escola de Samba Grande Rio)
JUSTIFICATIVA:
Dentro da metodologia do Projeto
Prosa, “Gente que faz” visa a produção de textos escritos, tendo em vista a
pluralidade e a estrutura dos gêneros textuais, pertencentes à diferentes
esferas discursivas: do cotidiano, jornalística, literária, entre outras.
Faz-se necessário que o aluno desenvolva uma postura de aprimoramento nas
diversas versões de escrita e reescrita.
OBJETIVO:
1.
Identificar as rimas
2.
Reconhecer os elementos que compõem a letra da música e utilizá-los na
escrita para criar uma nova estrofe da música
3.
Manter a coerência com o texto apresentado
4.
Utilizar os recursos lingüísticos adequados à escrita e ao gênero
textual
SEQUENCIA DIDÁTICA:
1.
Solicitar aos alunos exemplos de rimas que eles conheçam de música,
parlendas e poesias. Após as manifestações,
2.
Pedir para que ouçam e, ao mesmo tempo, leiam com atenção a letra do
samba da Escola de Samba Grande Rio.
3.
Solicitar que falem e marquem as palavras que formam as rimas no texto.
4.
Formar pequenos grupos de no máximo quatro componentes para que elaborem
outras rimas formando mais uma estrofe da mesma música, mas que façam sentido,
sendo coerentes com o tema.
5.
Dar um tempo para execução e iniciar a apresentação de cada subgrupo.
Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro
sem disputa... Contra injustiça em defesa do Rio
Vem! vem! comigo cantar
Hoje vou mergulhar profundo
Tem lá no fundo do mar
Ouro pra alimentar o mundo
Que faz crescer, impulsionar
O conhecer, multiplicar
Tão lindo pela própria natureza
Meu Rio vai gerar tanta riqueza
Mas tem que ser assim
Bom pra você, bom pra mim
Uma eterna paixão eu e você
Minha escola é meu bem querer
Felicidade em alto astral
É o ouro negro nosso Carnaval
Vou jogar a rede e puxar
Vem me dar um beijo, amor
Na praça ouvir o sino tocar
Preservar é dar valor
Eu quero um lugar pra viver
Segurança e saúde
Pra dar e vender
E, assim, reciclando eu vou
Ver a vida renascer
É, a mensagem taí
Explorar não é destruir
Se faltar vira o caos
Eu não posso deixar
Pelo Rio eu vou lutar
Um grande Rio de amor sou eu
Vem cá me dá o que é meu é meu'
Hoje vou mergulhar profundo
Tem lá no fundo do mar
Ouro pra alimentar o mundo
Que faz crescer, impulsionar
O conhecer, multiplicar
Tão lindo pela própria natureza
Meu Rio vai gerar tanta riqueza
Mas tem que ser assim
Bom pra você, bom pra mim
Uma eterna paixão eu e você
Minha escola é meu bem querer
Felicidade em alto astral
É o ouro negro nosso Carnaval
Vou jogar a rede e puxar
Vem me dar um beijo, amor
Na praça ouvir o sino tocar
Preservar é dar valor
Eu quero um lugar pra viver
Segurança e saúde
Pra dar e vender
E, assim, reciclando eu vou
Ver a vida renascer
É, a mensagem taí
Explorar não é destruir
Se faltar vira o caos
Eu não posso deixar
Pelo Rio eu vou lutar
Um grande Rio de amor sou eu
Vem cá me dá o que é meu é meu'
AVALIAÇÃO:
A conclusão da última proposta busca:
1.
exercitar o trabalho em grupo,
2.
o reconhecimento dos elementos da língua e o gênero textual na música
(estrofes, maiúsculas e minúsculas, substantivos próprios e comuns, femininos e
masculinos)
3.
exercitar a capacidade de articular conhecimentos prévios com os novos
conhecimentos adquiridos em caráter grupal.
Eu já sabia que no momento em que postássemos esta atividade o post ficaria gigante! Mas parabén pelo seu trabalho. Ficou muito bom. O tema da sequência didática também foi muito pertinente, seu grupo está de parabéns.
ResponderExcluirO post deveria ter sido parcelado.. Feito em va´rios posts. Não ficou, esteticamente, legal... Não fez a reflexão do último texto. Seu blog está muito "pesado", ou seja, só há textos! Vc quase não colocou vídeos, textos, imagens, reportagens... Conforme os descritores, era fundamental utilizar diversar ferramentas digitais disponíveiss...
ResponderExcluir