sábado, 31 de março de 2012

Debate 1 (RIZZOLI, Maria Cristina)


Livro: FARIA,Ana Lúcia Goulart de & MELLO,Suely Amaral (orgs.). Linguagens infantis - outras formas de leitura - Campinas, SP. 2ªedição, 2009. Coeção Polêmicas de nossos tempos,Editora Autores Associados LTDA.

Texto: Debate 1 - Literatura com letras e sem letras na educação infantil no norte da Itália (RIZZOLI,Maria Cristina ) pág. 5-19





"Acreditamos que o fato mais importante que acontece, quando se conta uma história, é o relacionamento que se cria." (pág.6)
Sentimentos são transmitidos através da contação de história. Há conexão tanto por parte de quem conta, quanto por parte de quem ouve a história.

"Segundo Nabokov, a narrativa representa um ponto delicado de encontro entre a imaginação e o conhecimento." (pág.8)
A autora explica que, geralmente as histórias são feitas de imagens, as imagens conseguem penetrar  nas áreas mais profundas de nosso ser. Muitas vezes de formas subliminares. Imagens que podemos carregar ao longo da vida.

"Quando, ouve uma história, a criança desenvolve a capacidade de ouvir." (pág. 9)
Desenvolver no indivíduo capacidade de ouvir é essencial. Quando a criança ouve uma história além ter um tempo maior de atenção, ainda estimula a criatividade, curiosidade e imaginação do mesmo.

“De acordo com o pensamento de Bruner, aprender é conseguir entender, entender é construir significados.”  (pág. 10)
Além de construir significados, compara a história ouvida a uma experiência pessoa, aprendendo as diferenças nas experiências, aprende também o respeito pelo que lhe é alheio.

“O livro é um instrumento de conhecimento, mas também é um veículo para fomentar o relacionamento.” (pág.11)
Há uma aproximação entre quem conta e quem ouve a história, por isso é importante os adultos contarem história para as crianças, a criança passa a confiar nesse adulto, a admira-lo.

“Os livros servem para ser tocados, olhados, lidos, folheados, levados para casa, trazidos para a escola, e podem ser discutidos, criticados, construídos.” (pág.11)

“A presença do adulto é muito importante nesse relacionamento com a criança porque vai ampara-la, vai dar segurança para saber que ela voltará ao papel normal dela de criança.” (pág.12)
Como a autora afirma, é necessário desenvolver na criança a curiosidade, o prazer, a compreensão e a fantasia. (pág.12)

“O objetivo é ensinar e aprender a gostar dos livros.” (pág.16)
Muitos professores não gostam de ler,não se pode ensinar o que não se sabe, com isso, entende-se que para o professor ensinar a criança a gostar de livros, é preciso que ele aprenda a gostar de livros primeiro.

         “O livro é proposto, então, como chave de acesso ao mundo da imaginação e pode tornar-se um objeto para ser explorado, para inventar-se e para construir.” (pág. 17)


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