quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Postagem 4

Referência bibliográfica:
CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros  anos do ensino fundamental. Salto para o Futuro. Anos iniciais do ensino fundamental, Brasília: MEC, ano XIX, pp. 29-42.


O autor faz uma reflexão a partir de um relato de experiência de uma professora que proporciona aos alunos a liberdade de aprender, de descobrir, de vivenciar seus próprios interesses e curiosidades. No final da experiência a professora agradece aos alunos e principalmente ao que trouxe as lagartas para sala de aula, pois esse foi o ponto de partida para esse grande aprendizado, tanto por parte da professora como dos alunos.

O autor reflete nas atitudes da professora de "se abrir" ao imprevisível, de compreender a criança (p.32). É interessante destacar que  "sem planejamento, a função educativa da escola, em sua estreita relação com a cultura, não se efetiva plenamente. No relato da professora fica evidente a organização de um projeto a partir da chegada das lagartas. A busca de resposta às perguntas das crianças levou às pesquisas e aos registros." (p.32).

No texto, também é citado exemplos de textos que podem ser trabalhos com as séries iniciais do Ensino Fundamental dentro do contexto da experiência relatada. Como poemas, metáfora da metamorfose. E a importância da escola para a transmissão da cultura e das significações.

Para finalizar ressaltarei a frase de Chevallard,  citada no texto "o processo de didático é uma relação ternária entre um docente, os alunos e o saber"(p.35).



Como foi solicitado abaixo está alguns links que pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos da series iniciais do Ensino Fundamental, sabendo que são apenas exemplos e não uma regra.

http://tvg.globo.com/receitas
receitas culinárias


http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=13
Contos, crônicas, charadas etc

http://www.vagalume.com.br
Letras de músicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário